Cientistas Apontam os Primatas Mais Ameaçados do Planeta - 2008-2010

Bristol, Inglaterra , 19 de fevereiro de 2010 -

  Os parentes mais próximos da humanidade na escala evolutiva - macacos, chimpanzés, gorilas, lêmures e outros primatas - estão à beira da extinção e necessitam de medidas urgentes de conservação. De acordo com um novo relatório, quase metade de todas as espécies de primatas está em perigo de extinção. O trabalho foi realizado por um grupo de 85 especialistas em primatas da IUCN/SSC - The IUCN Species Survival Commission (Comissão de Sobrevivência das Espécies da IUCN), e pela IPS - International Primatological Society (Sociedade Internacional de Primatologia), em colaboração com a CI - Conservation International (Conservação Internacional).
  Intitulado "Primates in Peril: The World's 25 Most Endangered Primates - 2008-2010". ("Primatas em Perigo: Os 25 Primatas Mais Ameaçados do Mundo - 2008-2010"), o documento aponta como principais ameaças aos primatas a destruição das florestas tropicais, o comércio ilegal de animais silvestres, e a caça comercial. A lista inclui 5 espécies de primatas de Madagáscar (África), 6 da África, 11 da Ásia, e 3 da América Central e América do Sul, que necessitam de medidas urgentes para sua sobrevivência.
  Algumas espécies contam com poucos indivíduos sobreviventes. O Langur-de-Cabeça-Dourada (Trachypithecus poliocephalus poliocephalus), do Vietnã (Ásia), é um deles, com apenas 60 a 70 espécimes remanescentes. Do mesmo modo, há provavelmente menos de 100 indivíduos de Lemur-Desportista-do-Norte (Lepilemur septentrionalis) em Madagáscar (África), e aproximadamente apenas 110 de Gibão-de-Crista-Negra (Nomascus nasutus) no nordeste do Vietnã (Ásia).
  "Os resultados da avaliação mais recente feita pela IUCN - International Union for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) sobre a situação de mamíferos no Mundo indicam que os primatas são, entre os grupos de vertebrados, os mais ameaçados. O propósito de nossa lista com as 25 espécies é destacar aquelas que estão sob maior risco, chamar a atenção do público, estimular os governos nacionais a fazerem mais e, especialmente, encontrar os recursos para implementar medidas de conservação extremamente necessárias", afirma Dr. Russell A. Mittermeier, presidente da CI e chefe do grupo de especialistas em primatas da IUCN/SSC.

Brasil -
  Espécies brasileiras não constam na lista, mas estão desaparecendo. Apesar desse quadro pessimista, os conservacionistas apontam para o sucesso na recuperação de espécies ameaçadas. No Brasil, o Mico-Leão-Preto (Leontopithecus chrysopygus) era apontado como uma espécie criticamente ameaçada de extinção na "The IUCN Red List of Threatened Species" ("Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas da IUCN"), assim como o Mico-Leão-Dourado (Leontopithecus rosalia) integrava a lista com as 25 espécies de 2004-2006. Ambas as espécies continuam como ameaçadas, mas com o resultado de três décadas de esforços de conservação envolvendo inúmeras instituições, suas populações agora estão bem protegidas. Entretanto, permanecem ainda muito pequenas, o que indica uma necessidade urgente de reflorestamento para ampliar seu habitat e garantir a sobrevivência no longo prazo.
------------

Conheça as 25 espécies de primatas mais ameaçadas do Mundo (2008-2010), por região:
Madagascar (África) -
Lêmur-Gentil (Prolemur simus).
Lêmur-da-Cabeça-Cinza (Eulemur cinereiceps).
Lêmur-Preto-de-Olho-Azul (Eulemur flavifrons).
Lêmur-Desportista-do-Norte (Lepilemur septentrionalis).
Sifaka-Sedoso (Propithecus candidus).

África -
Galago-Anão-de-Rondo (Galagoides rondoensis).
Mono-Roloway (Cercopithecus diana roloway).
Colobo-Vermelho-do-Rio-Tana (Procolobus rufomitratus).
Colobo-Vermelho-do-Delta-do-Niger (Procolobus epieni).
Kipunji (Rungwecebus kipunji).
Gorila-do-Rio-Cruz (Gorilla gorilla diehli).

Ásia -
Társio-da-Ilha-Siau (Tarsius tumpara).
Lóris-Lento-de-Java (Nycticebus javanicus)
Langur-da-Cauda-de-Porco (Simias concolor).
Langur-de-Delacour (Trachypithecus delacouri).
Langur-de-Cabeça-Dourada (Trachypithecus poliocephalus poliocephalus).
Langur-de-Cara-Roxo-do-Oeste (Semnopithecus vetulus nestor).
Langur-de-Cabeça-Cinza (Pygathrix cinerea).
Langur-de-Nariz-Arrebitado-de-Tonkin (Rhinopithecus avunculus).
Gibão-de-Crista-Negra-do-Leste (Nomascus nasutus).
Gibão-Hoolock-do-Oeste (Hoolock hoolock).
Orangontango-de-Sumatra (Pongo abelii).

América Central e América do Sul -
Saguim-de-Cabeça-de-Algodão (Saguinus oedipus).
Macaco-Aranha ou Coatá (Ateles hybridus).
Macaco-Barrigudo-da-Cauda-Amarela (Oreonax flavicauda).
------------

Para acesso ao relatório completo 2008-2010 (em inglês), acesse:
http://www.conservation.org/2010primates/


Fonte: CI-Brasil - Conservação Internacional do Brasil/Coservation International-Brasil.