(2009) Expedição "Darwin: As Espécies e o Clima"

   Para comemorar os 200 anos de nascimento do naturalista inglês Charles Robert Darwin, e 150 anos da publicação do seu livro "The Origin of Species" ("A Origem das Espécies"), o WWF-International apoiará em 2009, a expedição "Darwin: As Espécies e o Clima".
   A iniciativa é da rede de televisão e de rádio holandesa VPRO, o projeto irá refazer o mesmo trajeto do veleiro H.M.S. Beagle - expedição integrada por Charles Darwin entre 1831 e 1836.
   A bordo do veleiro Amsterdan Clipper, a expedição chegará no Brasil no dia 30 de setembro de 2009, e no dia 17 de outubro parte para o Uruguai.
   Como no trajeto original, no Brasil, passará pelo Arquipélago de Fernando Noronha/PE, além de paradas no município de Salvador/BA, entre 6 e 11 de outubro, e no município do Rio de Janeiro/RJ, entre 13 e 17 do mesmo mês.
   O principal objetivo da viagem, que durará até maio de 2010, é produzir uma série de documentários de TV sobre as observações e descobertas de Charles Darwin durante a expedição, a partir dos locais visitados por ele.
   A apresentadora da série será Sara Darwin, tataraneta do naturalista inglês. A embarcação também é um estúdio navegante no qual haverá cientistas durante toda a viagem e suas pesquisas serão seguidas pela Internet, rádio e televisão.
   Para marcar a passagem da Expedição Darwin pelo Brasil, o WWF-Brasil preparará um conteúdo especial sobre o que pode ocorrer com as espécies do Planeta, caso o aumento da temperatura global ultrapasse os 2ºC.


Fig.: Trajeto que será feito pelo veleiro Amsterdan Clipper, o mesmo feito originalmente pelo veleiro H.M.S. Beagle. Mapa: WWF-International.

Maiores informações acesse:


Fonte: WWF-Brasil.